sábado, 28 de fevereiro de 2009

Uma citação por dia (vii)


SOBRE A MORTE
Toda a gente tem medo da morte, e eu não tenho menos do que a maioria. Começo a reconciliar-me com ela. Mas não estou reconciliado com a ideia de morrer antes de ter acabado o meu trabalho. Tenho uma vontade de ferro. Houve alturas nos últimos anos em que me podia ter ido. Mas a minha vontade obriga-me a continuar porque o meu trabalho ainda não acabou"
Tennessee Williams



Uma citação por dia (vi)



SOBRE O TRABALHO
"Não tenho o público em mente quando escrevo. Escrevo sobretudo para mim. Após uma vida dedicada a escrever tenho um bom ouvido interior. Sei exactamente como é que uma coisa soará em palco e como funcionará. Escrevo para satisfazeresse ouvido interior e essa percepção. É esse o público para quem escrevo."
Tennessee Williams

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Uma citação por dia (v)



Um Conselho
"O meu conselho aos jovens dramaturgos é que não aborreçam os espectadores. Nem que tenham de recorrer a um massacre completamente arbitrário ou a um tiroteio sem sentido, pelo menos isso vai chamar-lhes a atenção e mantê-los acordados"
Tennessee Williams

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

uma citação por dia (iv)



Sobre as Personagens
As personagens ganham vida, são para mim como seres vivos, estão mais vivas para mim do que eu próprio. São a minha vida e não acredito que a sua vida acabe em qualquer esteria. Até que as tenha criado até ao limite, andam comigo. Quando sentir que o meu trabalho na sua criação está terminado elas terão a sua vida para viver, sem mim.
Tennessee Williams

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

uma citação por dia (iii)


























SOBRE A FAMILIA
Baucis e Philemon, sim, era assim que eles eram. E foram para mim uma grande inspiração. Por outro lado os meus pais eram o oposto. Estavam constantemente em conflito. Mas agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de ver nos meus avós a possibilidade de duas pessoas serem tão amorosamente próximas, quase como uma árvore, duas pessoas que cresceram como uma só árvore. Era assim o Mito Grego, não era? Dois casais diferentes, os meus avós que cresceram juntos e os meus pais que se foram separando violentamente, arrastando os filhos nesse eterno conflito. Foi neste quadro que me formei enquanto pessoa.
Tennessee Williams

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Uma citação por dia (ii)


















Sobre o Trabalho
Adoro rever o meu trabalho e voltar a rever porque atrasa o momento em que me vou separar dele
Tennessee Williams

Breve Encontro

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Uma citação por dia


















SOBRE SI
"O meu problema é que não sou capaz de fazer mais nada além de trabalhar"

Tennessee Williams

uma fotografia por dia

















foto Luis Rocha - MEF

Peça Para Dois em síntese

Quando Felice e Clare, dois Actores - irmão e irmã - em tournée, são abandonados pela sua Companhia de Teatro, num decandente "Teatro de Província de uma província que ninguém sabe onde fica." e são confrontados por um público que espera uma actuação, tentam "Peça Para Dois" - uma ilusão dentro da ilusão, "de certeza a peça mais estranha do nosso repertório. Pessoal de mais, talvez... as personagens têm os nossos nomes e...", afirma a dada altura Clare - uma peça em que dois irmãos, Felice e Clare, vítimas ou assassinos dos seus pais, lutam para conseguir sair de uma pequena cidade que já os condenou.